sábado, 19 de setembro de 2009

Evolução pela Compreensão ou pelo Sofrimento

Muitos de nós esperamos encontrar Mestres em momentos de iluminação, em algum templo ou em momentos de êxtase meditativo. Dificilmente esperamos encontrar Mestres (físicos) em momentos de sofrimento. Por experiência própria,falo para vocês que é exatamente nesses momentos que os Seres Superiores enviam uma ajuda,mas quanto sofrimento poderíamos evitar se tivéssemos a compreensão. Uma vez um Mestre falou-me: Juan existem só dois caminhos para tua evolução, sendo que és livre para escolher um dos caminhos, o Caminho da Compreensão e o outro caminho é o Caminho do Sofrimento. Finalmente falou o Mestre, chegaras ao mesmo lugar. Qual é então a necessidade que tens de sofrer?
Mesmo assim, muitas vezes norteado pela inconsciência, trilhei o pedregoso caminho do sofrimento, onde mais tarde compreendi que o que o Mestre tinha falado era real.
Mais que difícil fica as vezes encontrar a compreensão dentro de nos. Principalmente porque escondemos nossas emoções, temos medo de sermos nos mesmos. Para cada ocasião usamos uma mascara diferente, somos o engenheiro, o professor, o esposo, o chefe, o pai etc., etc. A base de tudo nossos sofrimentos está em que escondemos aquilo que sentimos, abafamos os sentimentos mais puros que nascem dentro de nossos corações, por vergonha de ser sensíveis e amorosos ou por vergonha de enfrentar um sistema que toda hora ficará nos cobrando nossas atitudes conscientes. A coragem e a paz interna são necessárias para compreender, para poder tirar nossas mascaras e enfrentar nossa própria realidade. O maior guerreiro é aquele que se vence a si mesmo, aquele que luta pelo que é real dentro de seu coração.
O grande Mestre dos Mestres, sempre nos mostrou o caminho, apontando para seu coração.
O caminho do guerreiro é também o Caminho do Coração, o caminho do Amor Incondicional, que faz parte também do caminho da compreensão.
A compreensão em estados de consciência superior se funde com o caminho do coração.
Não temos que sofrer, temos que amar cada vez mais, no existe sofrimento no amar, existe só paz, harmonia e uma grande energia de luz proveniente dos núcleos mais elevados do Cosmos. Quão pequenos somos ainda, quanta consciência ainda temos que ganhar!!
Quando consideramos que o amar traz sofrimento, ainda não compreendemos as maravilhosas Leis Universais, que expandem esse Amor ate cada uma das criaturas existentes em todo este grande Universo.
Não permitamos que nossa mente fantasiosa comande nossos atos, pensemos com o coração, este nos dará o suporte para viver intensamente, para amar em cada momento, para amar a vida e também para ser amados, o ser amado e uma conseqüência de nosso próprio amor, pois e dando que recebemos.

2 comentários:

  1. Sigamos sempre pelo caminho da compreensão com o sentimento de Amor Verdadeiro é a nossa maior virtude sagrada... pois pelo caminho do sofrimento, a força do egoísmo, que é a origem de todos os males, atrasa todo o mundo e o caminho fica mais difícil.
    Os que escolhem o caminho do sofrimento, ficam cegos e não percebem a beleza da vida. Que o PAD mostre sempre o caminho da compreensão!

    ResponderExcluir
  2. Entre esses dois caminhos, o do sofrimento e o da compreensão, é preferível o caminho da compreensão. Pelo caminho do sofrimento até podemos resgatar uma boa parte de nossos karmas, porém, o despertar é bastante limitado. Pelo caminho da compreensão, além de resgatarmos os karmas, desencadeamos muita energia volitiva, pelos esforços que são desprendidos no trabalho, e esta energia sempre deve se utilizada em obras positivas. Os esforços e as obras positivas sempre são recompensados pelas hierarquias. O resgate do karma pelo caminho do sofrimento não significa, necessariamente, aquisição de dharma.

    ResponderExcluir